Política

Lula foi o presidente que mais investiu no agro, diz Gleisi em visita a MT

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, comentou que existe preconceito por parte do agronegócio com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em Cuiabá, na última semana, Gleisi destacou que Lula foi o presidente que mais investiu no setor e destacou alguns avanços que aconteceram no setor no período em que o petista esteve à frente do comando país, no início dos anos 2000, como renegociação de dívidas e abertura de mercado com a Ásia.

“O governo federal sabe da importância que tem e sabe das relações que tem que manter com o Estado. Basta dizer que agora, dia 27, vai ser lançado o Plano Safra, pretende-se que seja um dos maiores da história do Brasil. E vamos lembrar que o presidente Lula foi o presidente que investiu muito no agronegócio. Quando ele assumiu, tinha uma dívida do setor de mais de R$ 80 bilhões que foi renegociada em boas condições para que não quebrasse produtores”, lembrou.

“Foi o presidente Lula que abriu o mercado da Ásia, o mercado da China, que hoje é o principal parceiro comercial. Aliás, ele foi para a China, acompanhado de grandes empresários do agronegócio […]. Eu acho que muitas vezes existe preconceito em relação ao Lula, em relação ao que tem por parte do agro. Mas nunca o agro teve tanto investimento como nos nossos governos, principalmente nos governos do presidente Lula”, destacou.

Na eleição do ano passado, o setor, de forma massiva, apoiou a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Muitas organizações e sindicatos chegaram a protestar contra a vitória de Lula e muitos criticaram a postura e a política do PT para o setor, principalmente a ligação com Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

“Nós precisamos do agro para exportar, precisamos do agro para a divisa, mas precisamos da agricultura familiar para a comida na mesa do povo brasileiro. Precisamos dos assentamentos, da agricultura camponesa. Então, ter essa visão do que é a diversidade no Brasil, do que é essa riqueza que compõe o nosso setor produtivo é muito importante”, enfatizou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo