Tecnologia

Equipe do Mato Grosso conquista vaga para o Mundial de Robótica no Texas

Uma onda de orgulho varreu a cidade de Sinop com a notícia da conquista de uma vaga no Mundial de Robótica, no Texas, por uma equipe local. Composta por 11 alunos da região, a equipe Canintech trouxe para casa uma importante medalha após participar de uma renomada competição realizada em Brasília.

A chegada dos medalhistas foi calorosamente recebida no município, onde foram prestigiados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, e pela Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso. A Canintech não apenas orgulha Sinop com sua conquista, mas também presta homenagem à arara-canindé, um símbolo local, em seu nome.

O destaque alcançado pela equipe não passou despercebido pelos representantes municipais. “Sinop tem desenvolvido inovação, tem trabalhado robótica desde o ensino básico das crianças, e agora vemos esse destaque, levando o nome de Sinop também por inovação, levando o nome de Sinop na robótica, é uma coisa que nos deixa com muito orgulho”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.

A importância de incentivar a robótica no município foi reforçada pela Primeira Dama, Scheila Pedroso, destacando que os estudantes serão referência para os alunos da rede pública. “É importante que possamos incentivar a robótica no município, porque sabemos que é um dos futuros do mercado de trabalho”, ressaltou Scheila.

A trajetória da Canintech começou há pouco mais de 7 meses, em um projeto dentro do SENAI Sinop. Um dos professores, após participar de um jogo fora de temporada no Rio de Janeiro, propôs a criação da equipe, realizando uma seletiva para escolher os membros. Para Américo Koji Tanji Junior, mentor e professor de automação, a conquista vai além do pódio.

“Talvez nem tanto pelo pódio, mas por ver o crescimento desses alunos, por terem interesse por ciência, tecnologia e matemática, e ainda ver a aplicação de tudo isso, na prática, e ver o quanto eles evoluíram e cresceram nesse processo. Acho que o pódio foi apenas a coroação para todo o esforço e trabalho que eles fizeram”, pontuou Américo.

Agora, os olhos da equipe estão voltados para Houston, onde enfrentarão um grande desafio no Mundial de Robótica. Juan Carlos de Paula Games, piloto e programador da Canintech, expressa sua gratidão pelo trabalho da equipe e destaca a emoção de participar da competição.

“É muita emoção estar na competição, a adrenalina e tudo mais, apesar dos perrengues com os controles na competição, quando foi começar a partida não funcionou, mas estávamos preparados para fazer a troca de controles antes da partida começar e conseguimos um bom resultado”, apontou Juan.

Com determinação, trabalho árduo e paixão pela robótica, a equipe Canintech representa não apenas Sinop, mas também o potencial inovador e tecnológico da região, levando consigo o nome da cidade para o cenário internacional da robótica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo