Projeto Gaia promove intercâmbio de saberes em Sinop
Agricultores familiares, estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), servidores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e estudantes de ensino médio fizeram parte do Primeiro Intercâmbio Agroflorestal Agroecológico – Rota Regional.
A atividade faz parte do Projeto de Pesquisa e Extensão Rede de Cooperação para a Sustentabilidade (Gaia) e envolve, além da UFMT, Embrapa Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Escola Técnica Estadual de Sinop, Fundação Uniselva.
Entre os presentes na caravana estavam integrantes do Assentamento 12 de Outubro, na cidade de Cláudia, estudantes da UFMT do Câmpus de Sinop nos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal.
Além disso participaram também os estudantes de ensino médio e técnico da cidade de Sinop, integrantes do Projeto do Campo à Mesa. A caravana percorreu, a partir de Sinop, a partir dos municípios de Sorriso, Terra Nova do Norte, Alta Floresta e Paranaíta em 15 propriedades ruais e organizações.
A coordenadora do Projeto, professora Rafaella Felipe, docente da UFMT Câmpus de Sinop informou que o objetivo do intercâmbio foi realizar a troca de saberes sobre sistemas integrados e biodiversos de produção.
A atenção esteve em especial nos Sistemas Agroflorestais Agroecológicos, conhecer experiências de mecanismos de controle da qualidade orgânica por controle social e sistemas participativos de garantia, turismo rural, permacultura, associativismo, cooperativismo e meliponicultora.
O Projeto Gaia tem apoio financeiro do Programa REDD Early Movers Mato Grosso, em inglês; ou REDD para Pioneiros (REM-MT). O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW), ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos anos (2006-2015).
O Programa REM MT beneficia aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta, como os agricultores familiares, as comunidades tradicionais e os povos indígenas. O Programa REM MT tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).